terça-feira, 2 de agosto de 2011

A carne como alimento - uma pequena reflexão (Parte II)

Meditemos o que disseram grandes personalidades a respeito do tema:

"Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassino de um homem" Leonardo Da Vinci, pintor italiano.
"Se o homem aspira sinceramente viver uma vida real, sua primeira decisão dever ser a de abster de comer carne e não matar nenhum anima para comer". Leon Tolstoi, escritor russo.
"O homem implora a misirecórdia de Deus e não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificados já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã, e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo de maldades e erros pelos quais cada um terá de responder". Buda, mestre religioso.
"Quando me tornei vegetariano, poupei dois seres, o outro e eu". Profº Hermógenes, escritor, professor e divulgador brasileiro do hatha yoga.
"Enquanto o homem continuar a ser destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher alegria e o amor". Pitágoras, filósofo e matemático grego.
"Se quisermos nos libertar do sofrimento, não devemos vier so sofrimento e do assassínio infligidos a outros animais". Paul Carton, médico francês.
 "Quando um homem mata um tigre, chamam a isso de esporte; quando um tigre mata um homem, chamam a isso de ferocidade". Bernard Shaw, escritor irlandês.
"Há muito de verdade no dito de que o homem se torna aquilo que come. Quanto mais grosseiro o alimento tanto mais grosseiro o corpo". Mahatma Gandhi, político e líder independista indiano.
"A estrutrura do homem, interna e externa, comparada com a dos outros animais, mostra que as frutas e os vegetais suculentos devem constituir sua alimentação natural". Lineu, botânico, zoólogo e médico sueco.
"Sou fervoroso seguidor do regime vegetariano. Mas nada por razões morais ou estéticas. Creio que uma ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade". Albert Einstein, cientista.
"Não haverá justiça enquanto o  homem empunhar uma faca ou uma arma e destruir aqueles que são mais fracos que ele". Isaac Bashevis Singer, escritor judeu-americano.
"O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos. Não é por uma questão de química biológica o motivo de eu me ter passado para as fileiras do ovo-lacto-vegetarianismo, mas pelo imperativo moral de que minha vida não seja mantida às custas da vida de outros seres". Dr. Eduardo Alfonso, médico naturalista espanhol.
"Os vapores das comidas com carne obscurecem o espírito.  Dificilmente pode-se ter virtude se se desfruta de comidas e festas em que haja carne. No paraíso não havia vinho, nem sacrifício de animais e tampouco se comia carne". São Basílio, teólogo e escritor cristão.
"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha votade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal". Pierre Weil, doutor em psicologia.

2 comentários:

BETE OLIVEIRA/NAMASTE disse...

Muito boa essa mensagem de conscientização, como todas que leio.
enviarei a todos os meus contatos.
namaste!!!

Casa da Gratidão e Casa do Contentamento disse...

Olá, Bete!
Obrigada por repassar a mensagem! Essa é a nossa tarefa: transmitir luz.
Namastê.